O desenvolvimento da vontade própria


Quem tem contato com crianças pequenas já deve ter percebido que existem momentos em que elas não querem fazer o que queremos. Nessas horas aparecem aqueles choros terríveis, e por mais que se explique, as birras continuam. Isso marca o nascimento da vontade própria, que acontece principalmente nos primeiros 7 anos de vida. A criança não fica mais quieta para trocar a fralda, não quer mais ficar sentada na mesa, não para de mexer naquele vasinho de cristal….Ela quer, simplesmente, que as coisas aconteçam do jeito que ela quer (a idade por volta de 3 anos é bem característica disso).

O desenvolvimento infantil é marcado por esses conflitos. A criança vai transformando aquilo que é herdado e adaptando a sua individualidade. Isso é um processo lento, que leva 21 anos para se consolidar. E nesse processo nós adultos temos que estar atentos para perceber quando temos que dar as diretrizes e quando temos que dar um passo para trás e observar o desvendar do crescimento.

No caso das crianças pequenas , que estão treinando a vontade própria, podemos dar em alguns momentos a oportunidade de elas praticarem isso, reconhecendo seus atos próprios, elogiando suas conquistas e fazendo elas compartilharem nossas decisões (que devem ser sempre NOSSAS nos primeiros anos de vida).

Em várias outras situações, os limites serão colocados e a criança aprenderá que nem tudo pode…Terá seus ataques de birra que logo irão embora…E tudo isso diante de nosso calmo olhar….