tosse


Tem épocas do ano em que as crianças tossem 1 ou 2 meses direto. Os pais não sabem mais o que fazer.
Motivo das tosses? Na maioria das vezes ela começou junto com um quadro gripal e perdurou. Principalmente quando a criança ficou com a garganta inflamada. São as tosses irritativas, que as vezes chamamos de alérgicas (mesmo sem necessariamente o serem). Outras duas situações menos frequentes é a tosse com chiado (em quadros de bronquite ou asma- o chiado é um barulhinho agudo, e em geral a criança fica com a respiração mais rápida), e a tosse com muita secreção pulmonar. Nessas duas situações é sempre bom examinar a criança para escutar o pulmão. Provavelmente será receitado inalações -as vezes com um remédio que cause uma dilatação dos bronquios - e eventualmente um corticosteróide em situações mais graves. E se necessário se fará uma radiografia dos pulmões no caso de suspeita de pneumonia.
Mas o mais comum é a tosse que perdura por semanas sem outras consequências. Nessas situações remédios mais caseiros podem ser uma opção melhor. Para evitar o uso de remédios mais fortes, com mais efeitos colaterais e que nem sempre melhoram o quadro.
O mel é uma ótima opção. Pode ser dado puro ou misturado com limão.
xarope 1 - 1 colher de sopa de mel + 2 colheres de sopa de limão espremido
xarope 2 - 3 fatias de abacaxi (cozinhar até desmanchar e acrescentar 4 colheres de sopa de mel)
xarope 3 - Deixe 6 cravos em uma xícara de mel a noite na geladeira e no dia seguinte retire os cravos (tosses irritativas)
spray de própolis com menta ou guaco e mel
aquecer a criança, principalmente os pés!
Vaporizador (quente) a noite pode ajudar - com a porta do quarto um pouco aberta.

Uma vez descartado situações mais graves, paciência. O fato de ficarmos muito preocupados com a tosse, piora a situação. É difícil ficar esperando, mas é melhor do que ficar dando para a criança xaropes mais fortes.