xixi na cama (enurese)

A criança que faz xixi na cama após os 4 ou 5 anos de idade - é um problema que muitos pais se queixam no consultório. Ocorre principalmente em meninos. Em muitos casos os pais passaram pelo mesmo problema, o que indica que um atraso de maturação do sistema nervoso possa estar envolvido. Existe também a possibilidade de que um hormônio anti-diurético -que aumenta durante o sono- ainda não tenha chegado a um ajuste adequado, fazendo a criança urinar em grande quantidade durante a noite. Isso coincide com problemas do ritmo sono/vigilia da criança. É comum que os pais relatem um sono pesado da criança, mas ao mesmo tempo agitado.
O que fazer?.. e o que não fazer?
A maioria dos casos resolverá espontâneamente até 7, 8 ou 9 anos de idade(claro que é sempre bom ter uma avaliação médica para descartar raros eventuais problemas).
Então a minha sugestão é que sejam tomadas atitudes práticas que diminuam o sofrimento envolvido.
-entender que a situação não é culpa de ninguém - deixem irritações, angústias, raivas, inconformidades de lado
- que ela vai perdurar por algum tempo
- que deve ser organizado um esquema simples em relação as roupas de cama e pijamas (que podem incluir a participação da criança, mas sem ter conotação de castigo)
-ter um esquema que possibilite maior tempo de sono para todos

ou seja, trate a situação como se fosse natural, esperando que ela se repita - até um dia em que simplesmente ela vai embora.

para amenizar:
colocar a criança para fazer xixi na hora em que os pais forem dormir.
podemos tentar um reforço positivo para a criança, como uma tabela de estrelinhas para os dias em que ela acorda seca.
ou contar uma história (para as pequenas) de um homenzinho que cuida de um lago ou barragem e que de noite impede que a água saia
ou passar algum óleo estimulante (alecrim) na região interna das coxas a noite
podemos também cuidar de um eventual estado de ansiedade da criança, ou ainda tentarmos organizar melhor a questão do sono.

Existem alarmes que "avisam" a criança quando ela começa a urinar e também alguns medicamentos hormonais (com possíveis efeitos colaterais ) que devem, na minha opinião, ser deixados para casos extremos.