Dengue 2


Com as chuvas e o empossamento de águas a Dengue volta a ser um problema importante de saúde pública.
Uma gripe forte com dores de cabeça e dores no corpo pode ser sinal da infecção. Nesses casos o tratamento segue o tratamento geral das gripes. O mais importante é detectar a forma - rara- hemorrágica pois nesse caso a pessoa deverá ser encaminhada imediatamente ao hospital . Os sintomas de alerta são:
Dores abdominais fortes e contínuas
Tonturas ao levantar
Alterações na pressão arterial
Vômitos hemorrágicos
Presença de sangue nas fezes
Extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas
Pulso rápido e fino
Diminuição súbita da temperatura do corpo
Agitação,fraqueza e desconforto respiratório


vide mais detalhes apertando AQUI

dengue



A dengue é uma doença transmitida por um mosquito (Aedes aegypti) que pica principalmente durante o dia, e que passa um vírus que pertence a uma grande família de vírus causadores da dengue. Como tem vários vírus diferentes, o fato de ter tido dengue, em geral, não protege contra um outro vírus - e por esse motivo é difícil produzir uma vacina.
A maior parte das pessoas picadas desenvolve um quadro leve ou moderado gripal, que confunde com um gripe mais forte. Em muitos casos o quadro pode ser bem leve.
Os sintomas mais típicos são : febre, dores fortes de cabeça , dores musculares e articulares (que podem se confundir também com sintomas de outros quadros virais). Podem aparecer manchas vermelhas na pele. Dura 5 a 7 dias e, em geral, passa. Não tem tratamento específico (pelo menos por enquanto). O tratamento são os cuidados gerais de outras viroses. O diagnóstico específico, por esse motivo, pode não fazer muita diferença. Em casos de forte suspeita, pode ser interessante fazer um hemograma para ver se a contagem de plaquetas está normal. Ela pode cair em quadros leves e diminuir bem em casos mais importantes.
Raros casos podem complicar com um distúrbio de sangramento - na dengue hemorrágica - em que ocorre sangramentos nas mucosas (oral, nasal e sangue nas fezes e vomito) e eventualmente em orgãos internos. Nessa situação deve-se procurar auxílio médico urgente. E por essa possibilidade não se usa aspirina em casos suspeitos.

Importante saber então, que a maior parte dos casos se confunde com um quadro gripal forte e é tratado com medidas gerais.

Importante também usar repelentes em áreas de muitos mosquitos . Os mosquitos não gostam de cheiros cítricos - citronela, erva-cidreira, hortelã, laranja - que podem ser usados nos ambientes e nas roupas das crianças.
Uma pesquisadora brasileira descobriu que colocar borra de café nas plantas afasta os mosquitos.