inflamação e câncer


A maioria das doenças crônicas dos adultos são acompanhadas de processos inflamatórios localizados, que atingem nervos, vasos, mucosas,....e que por alguns motivos não conseguem ser devidamente contidos e elaborados pelo organismo. Várias pesquisas tem mostrado que, assim como nas doenças autoimunes, esse também é o caso do câncer.
É interessante pensar que as crianças apresentam várias doenças inflamatórias no início de suas vidas, na maioria das vezes não localizadas em uma única região, mas generalizadas - febres, secreções, feridas na pele,....A criança fica como que "tomada"por inteiro pelos processos.
A capacidade que ela tem de se recuperar, é impressionante! E cada recuperação é um aprendizado para o corpo. O organismo da criança aprende a lidar com a inflamação. E será capaz de controlar ela cada vez mais. E esse aprendizado é uma verdadeira prevenção para os problemas inflamatórios futuros!
E não é só o corpo que aprende.Pais notam que após se recuperarem desses processos febris, muitas crianças apresentam evidentes mudanças emocionais.
O que fazer para melhorar a resposta a inflamação quando já somos adultos?
-alimentação adequada
-exercícios físicos
-cuidar da saúde psico/emocional
-sono adequado