bebê chiador

Alguns bebês tem uma tendência a apresentar um chiado respiratório quando apresentam algum quadro gripal. São os bebês chiadores ou sibilantes. Essa tendência pode diminuir com o passar dos anos ou se estabelecer como um quadro de asma. O chiado é um som fino e agudo (como chiado de gato) e não simplesmente catarro em excesso. Significa que os brônquios estão mais contraidos e quando o ar vai sair do corpo, encontra uma resistência maior e leva a esse barulho quando a criança realiza a expiração. Por esse motivo utilizamos as vezes um remédio bronco-dilatador na inalação e eventualmente corticosteróides para aumentar a passagem do ar.
O que eu percebo é que muitas das vezes os pais se referem a chiado como um aumento de catarro que se houve no peito das crianças. Essa secreção se localiza na verdade, na maioria das vezes , na região do nariz e o som ressoa para o peito, dando a impressão de que há muito catarro no peito da criança. Um bom jeito de tirar essa dúvida é fazer uma boa limpeza das vias aéreas superiores com soro fisiológico nasal e eventualmente uma inalação com soro fisiológico. Isso deve desobstruir o nariz, e o som para de ressoar no peito.
Acho bom examinar com mais urgência a criança que apresenta um chiado verdadeiro (=sibilo), principalmente se ela apresenta falta de ar. No caso de congestão em vias aéreas superiores várias medidas podem ser tomadas em casa - vide gripes. No entanto se a criança começar apresentar febre e principalmente se essa se prolongar, vale a pena também levar para um exame médico.